Tecidos
Tecidos Africanos : Uma tradição envolvente.
Para a maioria das pessoas, quando falamos em “tecidos africanos” vem a imagem de mulheres africanas vestidas com tecidos coloridos, amarrados pelo corpo ou homens com enormes batas que, na maioria das vezes, são feitas com este mesmo tecido africano, todo estampado e colorido.
Esses tecidos começaram a ser fabricados durante a revolução industrial européia e eram produzidos para serem exportados para países africanos. Eles se tornaram parte da cultura daqueles países espalhando-se gradualmente para outros continentes e mercados étnicos, na Europa e América.
Atualmente os tecidos são fabricados com algodão produzido nos próprios países africanos. A maioria dos tipos de tecidos e estampas que importo vem da Nigéria onde eles são fabricados há mais de 40 anos. Existe uma diferença entre estampas de um país pro outro, o que revela características de identidade de cada povo.
Os tecidos são 100% algodão e tem uma qualidade e durabilidade muito boas. São realmente resistentes e não mancham. As estampas são de uma variedade incrível e são lançadas no mercado aleatoriamente, sendo difícil encontrá-las repetidas numa nova estação.
Em países africanos esses tecidos são indispensáveis. Usados para vestir, amarrar e decorar, eles alegram as festas e o dia dia do trabalhador. Muito acessíveis para toda população já são mais que uma tradição, fazem parte da história e estilo de vida de cada indivíduo.
Veja a variedade dos tecidos.